Preservando a vida

Itacaré possui um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do Nordeste. (Foto: Mico Estrela)

Jeribucaçu é uma das praias mais bonitas do mundo

Pesquisas nacionais e internacionais citam a Jeribucaçu como uma das praias mais lindas do mundo. Difícil acesso e o encontro do rio com o mar compõe um cenário único.

Baianas do Quilombo do D'Oiti

A Fazenda Modelo Quilombro D'Oiti tem o objetivo de dar vida e voz às atividades quilombolas do sul da Bahia por meio de um novo modelo de turismo.

Vista aérea da Praia da Coroinha

Do alto é possível admirar a beleza das praias.

A Capoeira está presente em todos os cantos da cidade

A Capoeira é prática difundida por todos os cantos; atraente para os estrangeiros e dominada com maestria pelo baiano..

terça-feira, 24 de março de 2015

Comitiva visita Taboquinhas para marcar inauguração da estrada que liga Itacaré ao distrito

A tão esperada estrada que liga Itacaré a Taboquinhas já está pronta para ser inaugurada. Na última sexta-feira, 20, uma Comitiva do Governo do Estado visitou o distrito para marcar a data da inauguração desta estrada.

Estiveram presentes na visita a Taboquinhas Luiz Cingolaine, integrante do Cerimonial do Governo do Estado, os vereadores Maurício Gonçalves, Givaldo Anes, Jarbas Junior e os Secretários Geraldo Briglia, Marcelo Barros e Luiz Quadros.

A visita se estendeu até o povoado de Água Fria onde a comitiva viu in loco a área do Balneário e discutiu a implantação do sistema de saneamento básico e da ampliação do fornecimento de água tratada até aquele povoado.



Prefeitura apresenta proposta para o II Festival Quilombola de Itacaré

No último dia 19, foi apresentada aos representantes do Conselho Quilombola de Itacaré a proposta do II Festival Quilombola de Itacaré que deverá ser realizado em julho.

A reunião foi proposta pela Secretaria Municipal de Cultura e estiveram presentes quatro representantes do Conselho Quilombola, das cinco comunidades que o compõe, além da presença do Secretário de Cultura, Luiz Quadros, e da Cláudia Cruz, representando o Instituto de Turismo de Itacaré - ITI.

Este ano o projeto prevê ações estruturantes e de médio longo prazo, a iniciarem em Maio, visando a geração de trabalho e renda, impulsionando a cadeia da economia criativa e solidária, além do fortalecimento do turismo étnico e de base comunitária.

Nos próximos dias, o Secretário Luiz Quadros irá à Salvador para reunir-se com o diretor de Balé do Teatro Castro Alves, a diretora do Centro de Formação em Artes da Funceb, a diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias - CCPI e a Diretora de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon, todas instituições vinculadas a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com o objetivo de firmar parcerias para execução de ações do Festival.

A Prefeitura Municipal de Itacaré já adotou o Festival Quilombola como uma ação do seu calendário de eventos, garantindo a sua realização periódica, demonstrando a sensibilidade em reconhecer a contribuição sociocultural que estas comunidades oferecem ao município.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Política Municipal de Meio Ambiente é aprovada pela Câmara de Vereadores de Itacaré

No último dia 17, foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores a Política de Meio Ambiente do Município de Itacaré que tem como maior objetivo estabelecer condições de uso dos recursos ambientais, dada sua finitude, promovendo um desenvolvimento sustentável como objeto de gestão. 

Desta forma, com a nova regulamentação, é possível garantir que atuais e futuras gerações tenham acesso a estes recursos.

No dia seguinte a aprovação, foi realizada uma reunião na Secretaria de Meio Ambiente, onde a Secretária, Bernadete Bittencourt, fez uma breve apresentação da lei para os secretários municipais e respectivo corpo técnico, e para o gerente da Embasa, Igor, ressaltando a importância da lei e abordando os principais pontos, tais como Licenciamento Ambiental e Fiscalização. 

Nos próximos dias, a lei será sancionada pelo Prefeito Jarbas Barbosa e haverão novas rodadas de apresentações visando dar conhecimento a comunidade.


domingo, 15 de março de 2015

Itacaré recebe visita do BID e do Secretário Estadual de Turismo

O Prefeito Jarbas Barbosa Barros, recepcionou em Itacaré a delegação do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento- nesta última sexta feira, 13. O motivo da visita foram os estudos complementares com vista à inclusão da orla fluvial de Itacaré ao Prodetur Bahia. A visita contou com a presença do Secretário de Turismo do Estado, Nelson Pelegrino e do superintendente de Investimentos em Polos Turísticos - Suinvest - da Setur, Fernando Ferrero, da especialista líder de Turismo do BID, Adela Moreda e da chefe de equipe do Prodetur Bahia, Annete Killmer, além dos secretários municipais e do trade local.

Pela manhã foi realizada pela equipe municipal de Urbanismo e Arquitetura, a apresentação do projeto em 3D da orla de Itacaré e logo em seguida uma vista a campo pelas áreas de intervenção do projeto. O projeto visa fomentar o turismo náutico e cultural com qualificação profissional e melhorias em infraestrutura turística na Baía de Todos-os-Santos e na Costa do Cacau.

No período da tarde, o Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré realizou um encontro com o trade turístico local para apresentação de propostas e ações sobre o tema no município contando também com a participação do prefeito.

O programa O Prodetur Nacional Bahia prevê ainda a recuperação e implantação de infraestrutura náutica, a exemplo de píeres e atracadouros, capacitação profissional e empresarial e ações de preservação ambiental.

Nos destinos de menor porte, serão implantadas estruturas semelhantes denominadas Pontos de apoio, que atenderão às necessidades básicas dos visitantes e contarão com postos de combustível para abastecimento das embarcações.

Sustentabilidade – Serão criados projetos relacionados à preservação ambiental e de capacitação para dirigentes e técnicos municipais para a gestão de resíduos sólidos. Também haverá a instalação das redes de saneamento das estruturas náuticas e tratamento dos efluentes das embarcações.

Fonte: Site institucional da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.



segunda-feira, 9 de março de 2015

Secretaria de Saúde promove semana com diversos exames para a mulher

A Secretaria Municipal de Saúde informa que acontecerão nos dias 09, 10 e 11 de março, na UBS, atrás do Fórum, um mutirão focado na Saúde da Mulher.

Serão realizados: Aferição de Pressão Arterial e glicemia, entrega de preservativos, realização de preventivo, autoexame das mamas, orientações em saúde com os profissionais e vacinação contra o HPV para as MENINAS de 09 a 13 anos de idade.

É importante lembrar que a vacina está disponível também nos posto de saúde e todas as meninas que já tomaram a primeira dose devem tomar a segunda.

domingo, 8 de março de 2015

Prefeitura de Itacaré parabeniza todas as mulheres pelo seu dia

A Prefeitura Municipal de Itacaré parabeniza todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, dia 08 de março. 

Nesta data é importante lembrar da importância do cuidado com a saúde destacando a prevenção como a melhor forma de evitar doenças graves. A Secretaria de Saúde de Itacaré vem sempre promovendo diversas palestras sobre o câncer de mama e de colo de útero, bem como o autoexame e sintomas, além de promover exames médicos e encaminhamentos, o que tem sido de grande importância para a qualidade de vida das mulheres do município.

sexta-feira, 6 de março de 2015

CREAS em Itacaré oferece ajuda psicológica a pessoas que sofreram exploração ou violência

Crianças, adolescentes, homens, mulheres, pessoas com deficiência, idosos e suas famílias que tiveram seus direitos violados, por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar podem contar com o atendimento do CREAS-Centro de Referência Especializado de assistência social em Itacaré.

O CREAS é um serviço de âmbito nacional implementado pela Prefeitura que busca a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, foca no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.

CREAS ITACARÉ-RUA NOVA, Nº 07  CENTRO – ITACARÉ-BA-Rua da Loja Facilita
Atendimento de segunda a sexta das 08:00 às 17:00

O Creas de Itacaré, atende também famílias-indivíduos da região de Taboquinhas e toda a zona rural.

Disque denúncia – Ligue 100