Preservando a vida

Itacaré possui um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do Nordeste. (Foto: Mico Estrela)

Jeribucaçu é uma das praias mais bonitas do mundo

Pesquisas nacionais e internacionais citam a Jeribucaçu como uma das praias mais lindas do mundo. Difícil acesso e o encontro do rio com o mar compõe um cenário único.

Baianas do Quilombo do D'Oiti

A Fazenda Modelo Quilombro D'Oiti tem o objetivo de dar vida e voz às atividades quilombolas do sul da Bahia por meio de um novo modelo de turismo.

Vista aérea da Praia da Coroinha

Do alto é possível admirar a beleza das praias.

A Capoeira está presente em todos os cantos da cidade

A Capoeira é prática difundida por todos os cantos; atraente para os estrangeiros e dominada com maestria pelo baiano..

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Secretaria de Saúde promove o "Novembro Azul"

Depois do Outubro Rosa, período dedicado à conscientização da mulher no combate e prevenção ao câncer de mama, a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu a campanha “Novembro Azul”, desta vez, visando promover o combate do câncer de próstata, incentivando os homens à realização do exame. Nos últimos dias 27 e 28, cerca de 60 homens, com idade a partir de 35 anos, fizeram exames laboratoriais - PSA, verificação de pressão arterial, glicemia e receberam orientações sobre o câncer de próstata.
Saiba mais
Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos.
Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. O câncer pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).
Estima-se que 1 a cada 6 homens ainda terão câncer de próstata durante sua vida, e 1 a cada 34 ainda morrerá da doença.
Apesar das estatísticas ainda não muito animadoras, sabe-se que 9 a cada 10 casos tem chances de cura, desde que diagnosticado precocemente, o que reforça ainda mais a busca e o incentivo das campanhas em apoio ao combate e prevenção precoce desta doença, assim como é com o câncer de mama para as mulheres.




Taxistas devem participar de reunião para discutir sua circulação

A Assessoria de Assuntos Estratégicos e Superintendência de Trânsito convida todos os taxistas do município para uma reunião que acontecerá no dia 03 de dezembro.

A reunião tem como objetivo a tomada de decisões relativas à circulação de táxis na cidade e acontecerá no Beco das Flores as 10h.

Curso de piscicultura é concluído em Taboquinhas

No último dia 20 foi concluído o curso de piscicultura com aulas práticas realizadas em Taboquinhas.

O curso contou com 20 agricultores, 2 técnicos da Ceplac de Ubaitaba, equipe da Subsecretaria de Agricultura de Taboquinhas e foi ministrado pelo palestrante Anselmo, da Ceplac.

Esta é mais uma ação da Subsecretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar na região.






Novas remessas de mobiliários escolares são entregues em Itacaré

Depois da primeira remessa de mobiliários recebida no último sábado, 22, o Município recebeu esta semana mais duas remessas e a previsão é que tenha outra nos próximos dias.

"O objetivo do meu governo é conquistar uma educação de excelência para Itacaré, para isso, esta e outras medidas estão sendo tomadas" disse o Prefeito Jarbas Barbos Barros.

Recentemente foram enviados projetos à Câmara de Vereadores para compra de 13 novos ônibus escolares para o município, trazendo mais conforto e segurança aos alunos da rede municipal e universitários da Faculdade de Ilhéus que são transportados por ônibus municipais.


Os mobiliários foram adquiridos através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Ministério da Educação e Cultura-MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE e receberá um total de 2.950 mobiliários escolares sendo: Conjuntos para alunos - mesa com cadeira, 169 conjuntos para professores e 16 mesas para pessoas em cadeira de rodas. 

Este mobiliário equipará as Unidades Escolares para o ano letivo de 2015  suprindo as necessidades de todas as escolas do município, zona rural e urbana, atendendo alunos do ensino fundamental.

Cobra de 6 metros foi encontrada por pescadores em Itacaré e solta na Serra do Conduru

No último dia 26, uma cobra sucuri de 6 metros de comprimento, pesando 120kg, foi encontrada por pescadores na Praia da Coroinha em Itacaré. 

O animal foi levado pela Polícia Militar com ajuda dos populares para um posto de gasolina próximo onde recebeu todos os cuidados com o auxilio da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Segurança Pública, até a chegada dos policiais da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental/Ilhéus - CIPPA e técnicos do INEMA - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos acompanhado da equipe do Mamíferos Aquáticos onde foi conduzida com segurança para a Serra do Conduru próximo a uma lagoa e devolvida à natureza.

"Foi de extrema importância a atitude dos pescadores em manter a integridade do animal bem como o aviso às autoridades e os cuidados até a chegada dos órgãos competentes, é um exemplo que deve ser seguido por todos a fim de manter uma das maiores biodiversidades da Bahia que hoje temos em Itacaré." disse Bernadette Bittencourt, Secretária de Meio Ambiente. Segundo ela, assim que soube imediatamente ligou para o INEMA e CIPPA de Ilhéus para efetuarem o resgate.

Saiba Mais:

A sucuri (Eunectes murinus) é uma serpente que pertence à Ordem Squamatam, da Família Boidae. São originais da América do Sul. Existem quatro espécies de sucuri, sendo que destas, três habitam rios, lagoas e alagados brasileiros. A sucuri tem hábitos semi–aquáticos.

Essa cobra não-peçonhenta  é a segunda maior serpente do mundo, podendo chegar aos 9 metros de comprimento - fêmea, perdendo em tamanho apenas para a Píton, que vive na Ásia. Já o macho da sucuri atinge no máximo 4,5 metros. Têm hábitos crepusculares e noturnos.

As sucuris alimentam-se de capivaras, peixes, aves, felinos, veados, bezerros e até jacarés também fazem parte de seu cardápio. Para capturar sua presa, a sucuri costuma ficar a espreita nas margens de rios, lagos ou pântanos. Quando uma vítima se aproxima da margem, normalmente para beber água, a sucuri ataca, geralmente na região do pescoço. Em seguida, envolve o corpo da vítima e a aperta, matando-a por constrição. A presa pode ainda morrer afogada, puxada para o fundo do rio, lago ou pântano. Fonte: infoescola.com

Pescadores que encontraram o animal e o mantiveram em segurança até a chegada da Polícia Militar


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Agricultores participam do curso Cultivo de Bananas em Taboquinhas

No último dia 26 foi finalizado o curso de Cultivo de Banana ministrado em Taboquinhas pela Sub Secretaria de Agricultura.

O curso foi iniciado no dia 24 e teve como palestrante o Paulo Belline da EBDA - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola e contou com 13 agricultores da região. 



quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Prefeito se reúne em Brasília com Vice Governador e Deputados em busca recursos para novas obras

O prefeito Jarbas Barbosa Barros esteve em Brasília e se reuniu nos últimos dias 25 e 26, para compromissos pre-agendados, com o Vice governador eleito João Leão - PP, os Deputados Federais Geraldo Simões - PT, Luiz Alberto - PT,  Márcio Marinho - PRB, Acelino Freitas - PRB, Edson Pimenta - PSD e Maurício Trindade - PROS e senadores em busca de recursos através de emendas parlamentares voltados prioritariamente para investimentos nas construções do Estádio Municipal, Ginásio de Esporte, Projeto de Encostas, Macrodrenagem, Projeto Orla, Porto Marítimo - Marina, Mercado do Peixe, Fábrica de Chocolate, Portal da Cidade, entre outros.

Estavam presentes também o Vice Prefeito, Cláudio Barros e o Secretário de Finanças, Júnior Andrade. 

"Estas obras são de grande importância para a população Itacareense e visam trazer mais qualidade de vida com mais renda, empregos, segurança e lazer a comunidade." disse Jarbas Barros, Prefeito de Itacaré.

Vários temas foram abordados e nos próximos dias a gestão municipal anunciará os resultados.






terça-feira, 25 de novembro de 2014

Prefeito se reúne na Casa Civil para discutir últimos detalhes do Projeto Orla

No último dia 24, o Prefeito Jarbas Barbosa Barros se reuniu na Casa Civil do Governo do Estado da Bahia, em Salvador, para discutir os últimos detalhes do projeto Orla, visando a aprovação de verbas para a realização das obras ainda no início do ano de 2015. 

A reunião aconteceu no gabinete do Dr. Bruno e contou com a presença de Técnicos da Secretaria Estadual de Turismo, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Integrado, Geraldo Briglia e do Arquiteto Municipal, Ademar Sá.

No mesmo dia, o prefeito esteve no SPU Secretaria do Patrimônio da União - juntamente com Dr. Sílvio, Geraldo Briglia e Ademar Sá para discutir e apresentar o projeto ORLA, e ainda solicitar uma visita a Itacaré, o que ocorrerá ainda este ano, para verificar as situações dos empreendimentos em área da união, procurando suas regularidades onde for legal e definição da linha de maré, e o mais importante, a parceria entre Prefeitura e SPU no trabalho do uso do solo da União

No dia 25, as reuniões seguirão para a Conder e posteriormente a Sedur - Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia.

Foto: Ademar Sá, Arquiteto, Prefeito Jarbas Barbosa, Dra Isabel Paim, Secretaria de Turismo, Dr Bruno, Chefe de Gabinete e Geraldo Briglia, Secretário de Desenvolvimento Integrado.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Comunicado Secretaria de Desenvolvimento Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Itacaré, por intermédio de sua secretária, comunica a todos os munícipes que o horário de funcionamento de todas as repartições vinculadas a esta Secretaria (CRAS, CREAS, BOLSA FAMÍLIA), será de segunda a sexta das 08h às 17h. 

Festival de Gastronomia movimenta 36 estabelecimentos em Itacaré

Da barraca de praia à creperia. Os estabelecimentos mais charmosos da cidade de Itacaré se preparam para receber o I Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”, que acontece entre os dias 11 a 21 de dezembro.

Os proprietários se organizam para apresentar as delícias da culinária e mostrar o que Itacaré tem de melhor quando o assunto é gastronomia, já que o destino é famoso pelas belezas naturais.

Na sua primeira edição, o Festival Gastronômico reúne 36 estabelecimentos, dentre eles: bares, restaurantes, pizzaria, doceria, barracas de praia, creperia, lanchonete, panificadora, burgueria, sorveteria e cafeterias. O Festival Gastronômico classificará quatro categorias - prato principal, petisco, lanche e sobremesa. Durante os dez dias, o público poderá degustar os pratos inscritos a preços promocionais.

Com o tema “Riquezas do Mar e da Terra”, as receitas dos pratos apresentados devem ter como ingredientes principais os produtos tradicionais da região cacaueira cultivados pela agricultura familiar. O objetivo do evento é firmar uma identidade gastronômica através da culinária sustentável e da valorização dos produtos locais e regionais.

A cidade de Itacaré receberá nove renomados chefs de cozinha que irão apresentar aulas-show, rodas de conversas e oficinas gastronômicas abertas ao público. Entre eles, estão Rosa Gonçalves (chef curadora do Festival), Paulinho Martins, Clodomiro Tavares, Osmane Silva, Don Fabrizio Abbate, João Telles, Maria Darckneider, Jamilton Rodrigues e Josenice Guimarães. Na programação do festival haverá uma visita técnica a uma fazenda na Zona Rural de Itacaré e a Corrida dos Garçons.

A cultura e a música também terão espaço garantido no Festival. Manifestações culturais como Capoeira, “Bicho Caçador, “Volta da Jibóia”, samba-reggae, bandas locais e regionais se apresentarão no palco que será montado na Praça da Mangueira, na Rua da Pituba - avenida mais movimentada da cidade.

Segundo o prefeito de Itacaré, Jarbas Barros, o Festival Gastronômico se trata de um grande evento, pois a partir dele os visitantes que ainda não tiveram chance de conhecer os sabores de Itacaré terão uma oportunidade de usufruir da culinária local que é extremamente saborosa. “O evento torna Itacaré um destino turístico completo com atrativos naturais, culturais, e também gastronômicos”, afirma o prefeito.

O I Festival Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Escola de Culinária Rosa Gonçalves, e conta com o apoio da Abrasel e Senac. O evento é patrocinado pela Secretaria de Turismo da Bahia e Sebrae.

sábado, 22 de novembro de 2014

Escolas municipais já começam a receber mobiliários para 2015

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Ministério da Educação e Cultura-MEC e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE receberá um total de 2.950 mobiliários escolares sendo: Conjuntos para alunos - mesa com cadeira, 169 conjuntos para professores e 16 mesas para pessoas em cadeira de rodas. 

Este mobiliário equipará as Unidades Escolares para o ano letivo de 2015  suprindo as necessidades de todas as escolas do município, zona rural e urbana, atendendo alunos do ensino fundamental.

O mobiliário começou a ser entregue na Secretaria de Educação esta semana.


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Itacaré receberá o Santuário de Bom Jesus da Lapa em Dezembro

Nos próximos dias 06 e 07 de Dezembro Itacaré receberá o Santuário de Bom Jesus da Lapa. A chegada da imagem está prevista para as 10h do dia 06 e a romaria terá inicio na Ladeira Grande, de lá seguindo em procissão pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz de São Miguel.

Confira a programação:

Dia 06:
- Apresentação do histórico do Bom Jesus;
- Dramatizações; 
- Celebração de missa do Tríduo de N. S. da Conceição;
- Procissão da luz.

Dia 07:
- 06h da manhã: Missa Solene, presidida pelo missionário redentorista, Pe. Vilmar da Lapa e padres convidados na Matriz de São Miguel Arcanjo;
- 12h: Retorno e concentração no Campo da Passagem com acompanhamento do Trio Elétrico;
- 12h30min: Intervalo para almoço;
- 14h: Testemunhos dos fiéis;
- 16h: Missa campal;
- 17h: Encerramento com comunicações, agradecimento, hino do Bom Jesus e despedida dos romeiros com a Filarmônica de Itacaré.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Confira o balanço de obras concluídas e em andamento pela Prefeitura

Após um ano e onze meses de gestão no governo, o Prefeito Jarbas Barros apresentou as obras concluídas, em andamento, ainda em elaboração de projeto ou com verba já garantida. São mais de 60 realizações da prefeitura que trarão mais qualidade de vida a comunidade Itacareense e proporcionarão grande melhora no setor turístico.

Entre as obras concluídas, a Passarela da Vila, na Lodônio Almeida se destaca pela valorização da rua que antes era pouco visitada pelos turistas e hoje se tornou rota dos visitantes fomentando o comércio local. O calçamento da rua Angelim, que melhorou a circulação de veículos desobstruindo a rua Pedro Longo também foi um grande ganho para o turismo já que em épocas de alta temporada o número de veículos aumenta consideravelmente. Obras como a pintura das escolas, reforma do Hospital e da padaria comunitária em Taboquinhas, nova Balsa para travessia do rio também no distrito, reforma dos postos de saúde, aquisição de ambulâncias e construção da base do SAMU, coleta de lixo com compactador entre outras, melhoraram a qualidade de vida da população.

Nas obras já iniciadas vale destacar a UPA, Unidade de Pronto Atendimento, que dará mais tranquilidade a população, com atendimento emergencial 24hs por dia, podendo atender emergências como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames; construção do Conselho Tutelar, Construção de postos de saúde, creches e quadras poliesportivas, casas populares e calçamento do bairro da Concha.

Em projeto, alguns já com verba garantida, como o Hospital que será ao lado da UPA e terá suas obras previstas para início já no próximo ano com capacidade para internações, cirurgias e diversos tipos de exames. Construção de praças, escolas e estádio esportivo, revitalização da Orla e Rua Pedro Longo, construção de uma Central de Resíduos Sólidos, entre outras.

Confira a lista com todas as obras concluídas, em andamento e em projeto.

1. Calçadão da Lodônio Almeida -  Concluído
2. Pavimentação do Angelim -  Concluído
3. Iluminação do Angelim -  Concluído
4. Aquisição de 02 viaturas do  SAMU -  Concluído
5. Reforma do Hospital Gabriel Mota Barros em Taboquinhas -  Concluído
6. Reforma da Padaria Comunitária  de Taboquinhas - Distribuição de 3.000 pães x dia -  Concluído
7. Aquisição de uma balsa de 12 toneladas para Taboquinhas -  Concluído
8. Reforma do Posto de Saúde de Taboquinhas -  Concluído
9. Reforma posto saúde Otto Alencar  -  Concluído o II
10. Construção da Sede Conselho Tutelar   -  Em andamento 
11. Reforma e ampliação do UBS da Rua João de Souza -  Em andamento 
12. Construção creche passagem  -  Em andamento 
13. Construção Creche bairro Marambaia - Contratada - Início em novembro
14. Construção do Posto de saúde do Bairro Novo  -  Em andamento 
15. Construção da Praça do Bairro Novo  - Em  projeto
16. Construção da Quadra Poliesportiva do Bairro Novo  -  Projeto pronto 
17. Construção de 33 casas populares no Bairro Novo  -  Em andamento 
18. Pavimentação do alto da Boa Vista e do Bairro Novo  -  Em andamento 
19. Pavimentação da Rua do Canal  -  Em projeto
20. Construção da Quadra coberta na escola Maria Benjamina   -  Em andamento 
21. Construção da base do SAMU -  Concluído
22. Pavimentação do bairro da Concha  -  Em andamento 
23. Construção do Colégio Br. 101  -  Em andamento 
24. Construção de salas no CEI  -  Em andamento 
25. Coleta de lixo com o compactador 3 x dia -  Concluído
26. Aquisição de motoniveladora -  Concluído
27. Aquisição de retroescavadeira -  Concluído
28. Aquisição de ônibus caminho da escola -  Concluído
29. Construção da USF no Bairro Novo  -  Em andamento 
30. Reforma do posto de saúde da Rua da Linha  -  Concluído
31. Aquisição da caçamba Truk Pac 2 -  Concluído
32. Resgate de grandes eventos - Ecomotion, Eco Festival Surf, carnaval e outros
33. Resgate da segurança pública -  Concluído
34. Reforma e pintura dos prédios escolares  -  Em andamento 
35. Aquisição de 04 salas para funcionamento da Secretaria de Turismo -  Concluído
36. Construção da praça Marambaia   -  projeto
37. Construção da quadra coberta da Marambaia  -  Em fase de contratação
38. Construção do PSF da Marambaia  -  Em andamento 
39. Construção do estádio km 6  -  projeto
40. Construção da UPA Km 6  -  Em andamento 
41. Iluminação da Portelinha Taboquinhas  -  Concluído
42. Construção do chafariz bairro do São Borges em Taboquinhas -  Concluído
43. Construção de casas populares com recursos próprios em Taboquinhas no São Borges  -  Em andamento
44. Ligação do bairro de Angelim a Pituba 2 (pavimentação c/ paralelepípedo) -  Concluído
45. Reforma do PSF do Cachimbo Seco  -  Em andamento 
46. Reforma do PSF do Pau grande  -  Em andamento 
47. Eletrificação das regiões: Andrés e Baités
  -  Em andamento 
48. Eletrificação na região do Vale Negro 
  -  Em andamento 
49. Eletrificação na região do Toco Preto
  -  Em andamento 
50. Eletrificação da região Cachimbo Seco
  -  Em andamento 
51. Eletrificação na região da Mata Grande
  -  Em andamento 
52. Projeto da Central de tratamento de resíduos sólidos  -  Em andamento 
53. Patrolamento da região da Pancada Grande  -  Em andamento 
54. Posto de Saúde e Casa do Médico em Mata Grande - Morada de Israel   - Em projeto
55. Recuperação de estradas vicinais, São Gonçalo, Tesouras, Pau Brasil, Campo Seco e Marambaia - Em andamento

56. Construção de casas populares no bairro da Passagem - Em projeto
57. Construção de escola de ensino fundamental 2 na região da Marambaia  - Em projeto
58. Horto com Jardim Botânico com aquisição de 500 mil metros quadrados para implantação de  - Em projeto um novo bairro para atender mais de 700 famílias
59. Aquisição de 130 mil metros quadrados para implantação do posto de saúde das casas populares, escola no Bairro Novo - Concluído
60. Restauração do campo do bairro da Passagem - Em projeto
61. Construção da 1ª etapa do Projeto Orla com a construção da Praça Manoel Quadros - Em projeto

62. Implantação do projeto da Nova Praça do bairro da Passagem - Em projeto
63. Construção do Mercado do Peixe no bairro da Passagem  -  Em projeto
UBS Bairro Santo Antônio



Concluídas: Ambulância, Passarela da Vila, Hospital de Taboquinhas e Rua Angelim

Quadra Poliesportiva e Conselho Tutelar

Itacaré começa a elaborar seu Plano Municipal de Turismo

A  Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o SEBRAE, realizou no último dia 13 a 1ª Oficina para elaboração do Plano Municipal de Turismo, a qual contou com a participação da comunidade, empresários e representantes do Poder Público Municipal.

A oficina teve como objetivo apresentar a metodologia para elaboração do Plano e coleta informações, como:  identificar quais os segmentos turísticos a serem priorizados e trabalhados em Itacaré, qual o perfil do turista que visita Itacaré e o desejado pelo mercado turístico, qual o período de vigência do plano, elaboração de análise do ambiente externo -ameaças e oportunidades- e ambiente interno -forças e fraquezas-, matriz SWOT, e as proposições de ações para as áreas: Comércio e Serviços, Saúde e Educação, Segurança Pública, Eventos e Marketing, Infraestrutura e Meio Ambiente.

Segundo o Prefeito de Itacaré, Jarbas Barros, a elaboração participativa do Plano mostra cada vez mais que a Gestão Pública Municipal vem trabalhando para atender aos anseios da comunidade. "O Turismo é um vetor de desenvolvimento econômico, social e ambiental com grandes potencialidades ainda a serem trabalhadas e desenvolvidas para o município e esse plano vai nos ajudar a nortear as ações necessárias para o turismo e a buscar ainda mais recursos financeiros para a Itacaré" completou o Perfeito Jarbas.

O Plano Municipal de Turismo é um documento do planejamento onde estão reunidas propostas que nortearão o processo de desenvolvimento do Turismo no município de Itacaré e os  trabalhos para elaboração do Plano estão sendo coordenados por Fernando Amaral - Consultor do SEBRAE, mestre em Gestão Integrada das Organizações, consultor especializado em turismo há 15 anos, com dezenas de estudos, pesquisas, inventários e consultorias em empreendimentos turísticos.

"Agradecemos ao SEBRAE pela parceria com a Prefeitura de Itacaré e  a participação de todos nessa primeira oficina. Conforme metodologia apresentada pelo consultor  teremos ainda mais dois encontros de trabalho para finalizar o plano e o encontro de apresentação e validação junta a comunidade e todo o mercado turístico" disse Júlio Oliveira - Secretário de Turismo de Itacaré.

A 2ª Oficina de Elaboração do Plano Municipal de Turismo será realizada no próximo dia 18 de novembro, terça-feira, às 09h, no Restaurante Beco das Flores e é aberta ao público.

Maiores informações:

·                     Secretaria de Turismo de Itacaré - SETUR
R. Lodônio Almeida, nº. 160, 1º andar- Galeria Solar Itacaré – Centro.
Telefones: (73) 3251-3922. E-mail: setur.turismoitacare@gmail.com
Horário: 08h às 12h. Das 14h às 18h.

·                    Cláudia Iglesias – Projeto Economia Criativa.
Ponto de Atendimento SEBRAE Ilhéus.
Praça José Marcelino, nº 100. Térreo. São Sebastião/Centro.
Telefones: (73) 3634-4068 ou 9974-2263. E-mail: ag.ilheus@ba.sebrae.com.br.





quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Calçamento do Bairro da Concha está a todo vapor

A obra que contempla o início da Concha no Colégio Manoel Castro até o final saindo no posto São Miguel está a todo vapor.

Em breve moradores e turistas terão mais uma via de trânsito segura e de qualidade. O bairro da Concha ainda contará com uma 2ª etapa, prevista para o próximo ano, que contemplará a rua da Praia da Concha.

Outras obras que estão a todo vapor são:

- Construção da UPA - Unidade de Pronto Atendimento;
- Construção do Conselho Tutelar;
- Construção de postos de saúde;
- Construção de creches e quadras poliesportivas;
- Construção de casas populares.


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Secretaria de Meio Ambiente convida para reunião do Comitê de Bacia do Rio de Contas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente convoca o poder público e a sociedade civil para reunião do Comitê de Bacia do Rio de Contas que ocorrerá no dia 21 de novembro no Porto de Traz, as 09h onde será tratada a problemática das baronesas  -aguapés- na foz do rio de Contas, conforme oficio anexo.

A XVº Reunião Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas – CBHRC, a será realizada no dia 21 de novembro 2014, a partir das 09hs, no Centro Cultural Porto de Traz, localizado na Rua 16 de Dezembro, s/n, Bairro Porto de Traz, Itacaré – BA.

Na oportunidade, o corpo técnico do IBAMA, INEMA, SEMA, bem como da CHESF, se farão presentes e é importante a presença de todos, em especial da população ribeirinha que sofre diretamente os impactos da grande quantidade desta planta que daságua na foz, para encontrar a  solução do problema.

Oficio: http://goo.gl/LGrD3P


Foto: Itacaré Urgente

Participe da composição do Plano Municipal de Turismo de Itacaré

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo em parceria com o SEBRAE convida a todos para participar de um encontro de trabalho para elaboração do Plano Municipal de Turismo de Itacaré, que será realizado no dia  13 de novembro de 2014, quinta-feira, das 08h00 às 12h00, no Restaurante Beco das Flores - Passarela da Vila - Centro.

O Plano Municipal de Turismo é um documento do planejamento onde estão reunidas propostas que nortearão o processo de desenvolvimento do Turismo no município de Itacaré.

QUAL O TURISMO QUE QUEREMOS PARA ITACARÉ ?
“ O turismo de Itacaré será referência nacional e internacional pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos visitantes, capaz de interagir com os demais setores da economia do município, assegurando a inclusão das comunidades locais, protegendo o patrimônio natural e cultural, para garantir a prática de um modelo de desenvolvimento sustentável.”

Consultor do SEBRAE - Os trabalhos serão coordenados por FERNANDO AUGUSTO MELO DO AMARAL OLIVEIRA, Mestre em Gestão Integrada das Organizações, Bacharel em Ciências Contábeis, consultor especializado em turismo há 15 anos, com dezenas de estudos, pesquisas, inventários e consultorias em empreendimentos turísticos.

Maiores informações:

·                    Cláudia Iglesias – Projeto Economia Criativa.
Ponto de Atendimento SEBRAE Ilhéus.
Praça José Marcelino, nº 100. Térreo. São Sebastião/Centro.
Telefones: (73) 3634-4068 ou 9974-2263. E-mail: ag.ilheus@ba.sebrae.com.br.
                                  
·                     Secretaria de Turismo de Itacaré (SETUR)
R. Lodônio Almeida, nº. 160, 1º andar- Galeria Solar Itacaré – Centro.
Telefones: (73) 3251-3922. E-mail: setur.turismoitacare@gmail.com
Horário: 08h às 12h. Das 14h às 18h.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Comunicado Prefeitura: exclusão do SIMPLES NACIONAL

O Governo Municipal de Itacaré, por meio da Secretaria de Finanças, tendo em vista o disposto no Art. 33 da Lei Complementar 123 de 14 de dezembro de 2006, informa a todos os contribuintes Pessoas Jurídicas que no mês de novembro estará enviando a Receita Federal o termo de exclusão do Simples Nacional às empresas que possuam pendências com a fazenda pública municipal para que regularizem a situação conforme disposto no inciso V do art. 17 da Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006 que dispõe sobre as vedações ao ingresso no Simples Nacional. 


Os efeitos da exclusão dar-se-ão a partir de 1º de janeiro de 2015 sendo que o contribuinte tem o prazo 30 de novembro para regularizar as pendências municipais e efetuar novo pedido de opção no sítio da Receita Federal do Brasil. Salienta-se ainda a importância do comparecimento das empresas ao setor de arrecadação na Casa do Empreendedor a fim de sanar as pendências cadastrais ou fiscais evitando assim, a exclusão do simples nacional.

Mais informações no Setor de Tributos da Administração Municipal.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Alex Ribeiro e Tatiana Weston-Webb vencem o Mahalo Surf Eco Festival em Itacaré

O paulista Alex Ribeiro salvou a pátria no último dia do Mahalo Surf Eco Festival, faturando os 15 mil dólares e os 1.000 pontos da vitória na final da etapa do ASP 4-Star da Bahia contra o francês Paul Cesar Distinguin na lotada Praia da Tiririca, em Itacaré. Já a decisão feminina foi havaiana, com Tatiana Weston-Webb conquistando sua primeira vitória no ASP Qualification Series sobre Alessa Quizon. As duas barraram as brasileiras Jacqueline Silva e Suelen Naraisa, respectivamente, nas semifinais que abriram o sábado decisivo da sétima edição da etapa do Circuito Mundial promovida pela Dendê Produções na Bahia.

"Foi uma bateria de notas baixas, mas consegui escolher duas ondas ali para fazer algumas manobras e ele também não se achou na bateria, então deu tudo certo para mim", disse Alex Ribeiro, que subiu da 42.a para a 37.a posição no ranking mundial do ASP Qualification Series e aumentou a vantagem na corrida pelo título sul-americano da ASP South America com a sua segunda vitória no ano no continente. A outra foi em Mar del Plata, na Argentina. O título de melhor surfista profissional da América do Sul será decidido no ASP Prime de Maresias, que começa nesta segunda-feira em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Seus dois únicos concorrentes são o também paulista Jessé Mendes e o cearense Michael Rodrigues.

"Estou muito feliz por conseguir essa vitória para o Brasil aqui em Itacaré. É a segunda que eu conquisto esse ano e estou muito feliz", disse Alex Ribeiro. "Minha prancha funcionou muito bem aqui nestas ondas, deu tudo certo pra mim e agora vamos com tudo pra Maresias para tentar confirmar este título sul-americano lá. Mas, antes vou passar em casa (mora no Guarujá) pra festejar com minha família e meus amigos esta vitória que não foi fácil porque o mar ficou muito difícil na final, com poucas ondas boas entrando na bateria. Ainda bem que eu tive sorte de achar duas que abriram um pouco para fazer as notas que precisava para vencer".

A primeira vítima do campeão no sábado foi o mais jovem participante do Mahalo Surf Eco Festival, o catarinense Yago Dora, de 18 anos de idade, que representou a nova geração no pódio, dividindo o terceiro lugar com o paranaense Jihad Khodr. O francês Paul Cesar Distinguin impediu uma decisão verde-amarela na Praia da Tiririca ao derrotar Jihad na disputa pela segunda vaga na grande final, porém não achou boas ondas para mostrar o seu surfe de manobras modernas que o levaram até a última bateria do campeonato. Mesmo assim, ficou feliz porque esta foi a primeira final da sua carreira no Circuito Mundial.

"Foi muito bom para mim chegar a final aqui, pena que as ondas ficaram bem difíceis, o mar deu uma piorada bem na hora das finais, mas estou feliz pelo resultado", falou Paul Cesar Distinguin, que saltou de 155 para 123 no ranking mundial do ASP Qualification Series com os 750 pontos do vice-campeonato em Itacaré. "No ano passado eu perdi logo de cara aqui, mas este ano passei várias baterias até chegar na final, então estou satisfeito com o meu desempenho. A verdade é que ele (Alex Ribeiro) conseguiu pegar uma onda boa para fazer a maior nota da bateria (5,75), então mereceu a vitória".

DECISÃO HAVAIANA - Na final feminina que aconteceu antes da masculina, as ondas na Praia da Tiririca estiveram melhores e a disputa foi mais acirrada entre as havaianas Tatiana Weston-Webb e Alessa Quizon. As duas começaram bem a bateria, com Alessa largando na frente com nota 7,75 contra 6,75 da Tatiana. Elas foram trocando a liderança praticamente a cada onda surfada, até Tatiana destruir outra esquerda com várias manobras para tirar nota 6,95 e abrir uma vantagem de 7,85 pontos. Alessa ainda fez uma última tentativa e quase virou o placar, mas recebeu nota 6,85 e a vitória de Tatiana Weston-Webb foi confirmada por 14,70 a 13,60 pontos.

"Estou muito feliz porque essa a minha primeira vitória importante em uma etapa nível 4 estrelas e por ter garantido minha classificação para o WCT 2015 com este resultado", falou Tatiana Weston-Webb. "Eu e a Alessa (Quizon) somos muito amigas, estávamos batalhando pela sexta vaga do WQS para o WCT, mas queríamos apenas surfar e nos divertir. Acho que dei mais sorte de achar ondas melhores do que as dela e estou muito feliz pela vitória. Agora já começo a pensar no WCT do ano que vem e espero que seja um ano incrível para mim. O que posso dizer agora é que darei o meu melhor em cada bateria, em cada evento, para conseguir bons resultados já no meu primeiro ano".

CAMPEÃ SUL-AMERICANA - As brasileiras não conseguiram superar o favoritismo das havaianas nas semifinais, mas este resultado praticamente garantiu o título sul-americano profissional da ASP South America para a catarinense Jacqueline Silva. Isto porque nem ela e nem as duas surfistas que têm chances de supera-la, a cearense Silvana Lima e a paulista Suelen Naraisa, vão participar da etapa que vai fechar o ASP Qualification Series 2014, o Maui and Sons Woman Pichilemu Pro nos dias 13 a 16 de novembro no Chile.

"Eu sabia que ia ser uma bateria difícil e eu também cai muito nas minhas ondas, estava um pouco nervosa pela situação de querer fazer a final, mas estou feliz pelo terceiro lugar que é um bom resultado também", disse Jacqueline Silva, após a derrota para Tatiana Weston-Webb. Ela também falou sobre o título sul-americano que deve ficar para ela, pois suas concorrentes já afirmaram que não vão competir no Chile. 

"Infelizmente a falta de patrocínio tem me prejudicado bastante e não vai dar para eu ir para o Chile, mas as meninas também não vão e acho que eu serei a campeã sul-americana desse ano", disse Jacqueline Silva. "É um título que representa bastante para mim. Eu não fiz um bom ano talvez pela dificuldade de não ter patrocínio, porque você fica sem saber se vai ter dinheiro para a próxima etapa e isso mexe muito com o nosso psicológico. Mesmo assim, ser campeã sul-americana é como um prêmio para mim, pois é um título novo na minha carreira e fico feliz com esta conquista".

ECOLOGIA NO SURF ECO FESTIVAL - Além de esporte e música, a Dendê Produções realiza todos os anos durante o evento, uma série de atividades voltadas para a Ecologia. Em 2014 não foi diferente. O Mahalo Surf Eco Festival foi o primeiro evento de surfe do mundo a utilizar energia solar gerada no próprio local da competição. Uma grande estrutura foi montada para a captação desta energia, que foi usada em prol do próprio espetáculo. Além disso, como parte do Programa Socioambiental apoiado pela Petrobras, o Mahalo Surf Eco Festival realizou uma extensa programação com diversas ações como palestras, exposições, exibição de filmes, entre outros, para as crianças das escolas da cidade de Itacaré.

O Mahalo Surf Eco Festival foi realizado pela Dendê Produções com apresentação da Skol e patrocínio da Petrobras, da Bahiatursa e da Prefeitura Municipal de Itacaré. O evento homologado pela ASP South America como 28.a etapa do ASP Qualification Series 2014 distribuiu uma premiação de 95 mil dólares para a categoria masculina e 30 mil dólares para a feminina, com as vitórias valendo 1.000 pontos para o ranking mundial e sul-americano.